Ações em saúde coletiva – E.E. Monsenhor Leopoldo Hoff
- aplicação tópica de flúor
- ART - foi feita nos alunos que apresentavam lesão de cárie. Os materiais utilizados: curetas e ionômero de vidro para restauração.
Planejamento das ações de saúde nas escolas
- Após a escolha da escola, deve-se entrar em contato com os dirigentes da escola para agendar as visitas. Cabe ao cirurgião dentista fazer o exame epidemiológico para identificar as necessidades das crianças, encaminhando-as pra unidade quando necessário.
Deverá ser feito a evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor o,2%.
- Deve-se fazer o planejamento de atividades pedagógicas que falem sobre hábitos saudáveis, formação de placa bacteriana, cárie, doença periodontal, noções gerais sobre anatomia da boca e função dos dentes.
''O tratamento clínico fica a cargo de cirurgiões-dentistas e THDs (técnicos em higiene dental), estes com supervisão do cirurgião-dentista. As ações coletivas de saúde bucal devem ser feitas, preferencialmente, pelo THD (técnico em higiene dental), pelo ACD (atendente de consultório dentário) e pelo ACS (agente comunitário de saúde), sendo da competência do cirurgião-dentista o planejamento, organização, supervisão e avaliação dessas ações (VASCONCELOS, 2001).''
http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad24.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário